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Sobre as correspondências de palavras-chave no Google Ads

Palavras-chave no Google Ads.

A criação de campanhas publicitárias online demanda atenção e estudos aprofundados para acertar nas palavras-chave. Os vários tipos de correspondência possibilita variações interessantes, captando o tráfego de maneira eficiente. 

É até possível bloquear termos conforme a estratégia que o time de marketing pretende usar. Vamos entender melhor sobre quais são essas correspondências de palavras-chaves no Google Ads no texto a seguir, confira!

A realidade do marketing digital 

O Marketing Digital é uma realidade consolidada e amplamente explorada em vários setores globalmente falando. As campanhas online são excelentes alternativas para posicionar sua empresa na web. E o Google Ads é uma ferramenta essencial e fundamental para tornar seus anúncios visíveis e correspondidos. 

Entre as várias funcionalidades desta ferramenta incrível, é possível configurar a correspondência de keyword, as palavras-chave, para os anúncios.

Essa funcionalidade do Google Ads amplia o alcance da sua campanha, permitindo que pesquisas mais amplas ativem os anúncios, graças à capacidade do algoritmo do Google de compreender diversas informações dentro das buscas. Ao utilizar esse recurso corretamente e de maneira inteligente, é mais fácil obter retorno nas campanhas e posicionar seu conteúdo nos primeiros resultados das pesquisas no Google.

O que envolve a correspondência de palavras-chave no Google Ads?

Quando criamos uma campanha no Google Ads, uma variedade de palavras-chave podem ser incluídas dentro dessas campanhas. O que proporciona, por si só, uma amplitude extensa nos resultados das ferramentas de busca.

No entanto, esses termos nem sempre serão utilizados diretamente nas pesquisas dos usuários. Assim, problemas comuns incluem erros de digitação ou variações nas entradas de buscas. Porém, com a mesma intenção de resultados.

Considerando essas variações, o Google optou por interpretar pesquisas com termos diferentes. Desta forma, reconhecendo que estão diretamente relacionados às palavras-chave cadastradas. Por exemplo, se você incluiu na sua campanha o termo “melhores restaurantes em SP”, e alguém busca por “melhor restaurante SP”, mesmo sem a preposição “em”, o usuário será direcionado para o conteúdo esperado.

Essa atualização do algoritmo do Google traz a capacidade de compreender variações que são detalhes simples, mas que não invalidam as palavras-chave cadastradas.

Mas, qual a motivação por trás das mudanças?

O Google, através de seu trabalho de inteligência percebeu que em muitas pesquisas vinham seguidas de erros ortográficos, totalizando em média até 7%. E esse dado é um volume diário significativo de buscas. Na prática, empresas deixavam de ter suas campanhas e anúncios relacionados aos termos buscados devido a pequenas falhas e detalhes na hora da digitação.

Foi a partir desse ponto que começaram as alterações nas correspondências de palavras-chave no Google Ads.

Esses erros nem sempre eram ortográficos por falta de conhecimento gramatical. Muitos desses erros aconteciam na própria digitação mesmo. O que resultava em palavras inexistentes, mas fáceis de serem identificadas.

Tais mudanças foram benéficas para todos, isso porque:

  • O Google, com isso, ganhou mais credibilidade e eficiência, consolidando o Ads como uma ferramenta fundamental e essencial para campanhas de marketing online;
  • E, desta forma, as empresas conseguem se posicionar à frente nas pesquisas, mesmo com pequenos erros na hora da digitação.
  • E quanto aos usuários, eles obtêm resultados mais precisos e eficientes em suas buscas.

Resumindo, a correspondência de keyword é o conjunto de parâmetros que, quando atendidos, resultam na ativação do anúncio online da sua empresa. E ao cadastrar uma campanha, diferentes níveis de alcance podem ser configurados, sempre associados a custos específicos.

A segmentação nas correspondências de palavras-chaves

Leva-se em conta também a correspondência de palavras-chave, as configurações relacionadas à segmentação das próprias campanhas.

Por exemplo, usando o mesmo termo de palavra-chave, “melhores restaurantes em SP”, é possível configurar a pesquisa para mostrar apenas resultados de estabelecimentos em São Paulo, mas na zona sul. Isso é uma excelente maneira de tornar o resultado ainda mais específico e alcançável. Neste caso, com a configuração de correspondência de keyword (palavras-chave), o estabelecimento apareceria em pesquisas como “melhor restaurante na zona sul de SP” ou “melhor restaurante zona sul SP”.

Sobre melhores custos de campanha

Menos o seu anúncio será ativado por pesquisas que tenham pouca relação com o que você realmente oferece quanto mais detalhada for a segmentação. As correspondências são exatamente para fornecer os diferentes filtros, esses que têm a capacidade de tornar a busca mais detalhada e precisa.

É assim que surge uma consideração ainda mais interessante: e quanto ao custo? Cada vez que um usuário acessa seu link patrocinado após uma pesquisa, o Google cobra por essa visita, já que houve uma conversão.

Assim, se a palavra-chave não estiver bem configurada, é comum que o resultado não atenda completamente ao que o usuário buscava e precisa. Nesse caso, o custo não terá compensação, uma vez que esse visitante não se converterá em cliente.

Dessa forma, fica evidente a importância de trabalhar de maneira refinada na configuração das correspondências de palavras-chave. Se não, ao invés de possíveis lucros através desses anúncios online, haverá um  desperdício de valores do orçamento e, de modo geral, esses erros contribuem para taxas ruins de ROI.

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