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6 estatísticas de SEO que você precisa conhecer

6 estatísticas de SEO que você precisa conhecer

Quem trabalha com marketing e SEO uma hora ou outra acaba tendo que lidar com dados. Pois, além deles traduzem a realidade de uma empresa, eles também ajudam a gerar insights e oportunidades de negócio. 

Nesse texto, reunimos 6 estatísticas de SEO super úteis que você talvez não conheça. 

Confira e boa leitura! 

Estatísticas de SEO

É muito importante conhecer as principais estatísticas de SEO, isso para que você consiga avaliar se seu conteúdo está seguindo as tendências do mercado e aproveitando as oportunidades corretas.

Portanto, não perca mais tempo, vamos às 6 estatísticas de SEO que você precisa conhecer! 

6 estatísticas de SEO que você precisa conhecer

  1. sobre os resultados de busca

Sabemos que os resultados que aparecem na primeira página da busca atraem quase a totalidade, aproximadamente 100%, do tráfego. E isso só ressalta a importância crucial de manter uma certa presença na primeira página das ferramentas de busca, especificamente o Google.Isso porque, a desclassificação do site dessa posição resulta em perdas significativas. 

O principal resultado na SERP atrai 27% dos usuários, enquanto o segundo conquista 15%. Assim, a partir do sétimo resultado, a porcentagem de usuários interessados é de apenas 4% ou menos. 

Na segunda página do Google, a visibilidade é praticamente inexistente, com apenas 0,63% dos usuários clicando nos links apresentados.

  1. Sobre as consultas dos usuários

Pode parecer um número absurdo, mas os usuários do Google realizam mais de 40 mil consultas por segundo, totalizando assim mais de 3,5 bilhões por dia e 1,2 trilhão por mês. Conforme relatado pelo site Internet Live Stats. 

Por isso, compreender o funcionamento desse motor de busca é essencial para desenvolver uma estratégia eficaz de SEO, dado que 92,58% dos usuários brasileiros utilizam o Google em suas buscas. Além disso, 77% confiam mais nos resultados orgânicos do que nos links patrocinados, e essa é uma informação que você precisa levar em consideração. Estatísticas adicionais revelam que 15% das buscas no Google são termos inéditos, e apenas 33,59% resultam em cliques orgânicos, enquanto 1,59% são cliques em resultados pagos, e 64,82% não geram cliques. 

Falando sobre termos, pesquisas como “vale a pena” aumentaram em 80%, e aquelas com “para evitar” cresceram ainda mais, alcançando 150%.

  1. Sobre a qualidade dos textos

 A qualidade é a prioridade máxima para o Google ao apresentar os resultados, e o comprimento do conteúdo desempenha um papel importante nessa equação. Artigos mais extensos tendem a explorar a fundo tópicos específicos, oferecendo respostas mais abrangentes às necessidades da audiência. 

O SEO tem o potencial de atrair 1.000% mais tráfego em comparação com as mídias sociais. Embora as mídias sociais sejam cruciais para estabelecer uma conexão pessoal com a marca e fidelizar os clientes, as estratégias de SEO têm uma ótima capacidade de direcionar tráfego para o site. Consequentemente, uma campanha de SEO pode sim acabar gerando mais tráfego do que uma campanha de mídia social, destacando assim a importância contínua da estratégia de SEO.

  1. Sobre base em localização

Em média, 33% das pesquisas em dispositivos móveis têm base na localização. O SEO desempenha um papel importantíssimo na forma como os consumidores pesquisam e escolhem as empresas próximas a eles. 

Aproximadamente uma em cada três pesquisas móveis no Google está relacionada a um local específico, evidenciando assim a importância do contexto local nas buscas móveis. Além disso, aproximadamente 76% das pessoas que realizam pesquisas móveis para encontrar algo próximo acabam visitando um estabelecimento físico nas 24 horas seguintes.

  1. Sobre algoritmo

Cerca de 80% do foco do algoritmo do Google está em fatores externos. Segundo o próprio Google, a maior parte do foco de seu algoritmo está em critérios externos, como a quantidade de backlinks associados ao domínio. E isso destaca a importância das estratégias de SEO off-page para melhorar os rankings nas SERPs.

  1. Sobre blogs

Marcas que mantêm blogs atraem 97% mais backlinks. Investir na criação de um blog ainda é valioso para os negócios, pois contribui para manter um fluxo constante de conteúdo novo, algo apreciado pelas ferramentas de busca. Empresas com blogs atraem significativamente mais backlinks (cerca de 97%) em comparação com aquelas sem essa prática.

Em torno de 50% dos consumidores acessam entre 3 e 5 conteúdos antes de se envolverem com um representante de vendas. Os consumidores modernos preferem realizar pesquisas detalhadas antes de efetuar uma compra. Em média, um lead acessa entre três e cinco conteúdos antes de decidir entrar em contato com um representante de vendas, destacando a importância de oferecer conteúdos relevantes muitas vezes em blogs em diferentes estágios do funil de vendas.

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