Desenvolva uma estratégia eficaz de SEO para otimizar vídeos
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Uma boa estratégia de SEO demanda de uma abordagem ampla e pontual. Isso pode incluir um planejamento sólido que selecione as palavras-chaves relevantes para a estratégia específica de cada conteúdo.
Além disso, a otimização eficiente do desempenho do site e uma boa estrutura de link building, a criação de conteúdo de qualidade bem alinhados às práticas aplicadas para a otimização são de extrema importância.
Vamos entender tudo sobre SEO no texto a seguir, confira!
Sobre SEO
O SEO vem se popularizando cada vez mais, mas ele não é uma novidade. Desde a corrida inicial dos mecanismos de busca a partir dos anos 90, profissionais de diversas áreas têm explorado maneiras de fazer com que seus sites apareçam com maior destaque em plataformas como Google.
Atualmente, o SEO é visto como uma maneira de gerar tráfego orgânico, principalmente quando falamos de blog. No entanto, a evolução da internet e das ferramentas de busca trouxeram muitos desafios. Desafios tais como o aumento do uso de dispositivos móveis, a gestão de dados pessoais e a luta contra informações falsas e enganosas em redes sociais.
O SEO hoje é uma disciplina ampla que interage com vários setores além do marketing digital, incluindo desenvolvimento até mesmo de assessoria de imprensa, frequentemente chamada de PR Digital nesse contexto.
É crucial então, avaliar se a estratégia de SEO da sua empresa está alinhada com as demandas emergentes do mercado ou se está presa a abordagens tradicionais. Por isso, vamos entender melhor sobre as estratégias de SEO a seguir.
O que caracteriza uma estratégia de SEO eficaz?
Uma estratégia de SEO eficaz e sólida é aquela que reúne os recursos e práticas necessárias para alcançar os resultados definidos no projeto inicial de alcance.
Embora muitos recursos se repitam nos diversos planejamentos de Marketing, é crucial compreender que uma boa otimização requer direcionamento. Não havendo assim uma receita única que sirva para todos.
Ter muitos usuários no seu site perde o sentido se a maioria deles simplesmente o visita brevemente e parte sem realizar compras ou principalmente sem lembrar da sua marca. É por isso que, hoje, o SEO vai além de atrair visitantes para suas páginas, ele demonstra o quão especialista o seu site é no assunto buscado. Muitos benefícios podem ser obtidos nas próprias páginas de resultados do mecanismo de busca. Mas isso requer uma abordagem cuidadosa em diversas camadas do processo de otimização.
Mas, quais são os pilares de uma boa estratégia de SEO?
Para explorar os elementos e práticas, é essencial revisar os pilares fundamentais do SEO. Vejamos:
- SEO na página ou On-Page: Envolve otimizações dentro das próprias páginas do site. Isso inclui formatação, otimização e linkagem de conteúdo. Além disso, é importante analisar a experiência do usuário nas páginas e estabelecer padrões de layout, redação e links internos para uma navegação eficaz. Especialmente em dispositivos móveis.
- SEO fora da página ou Off-Page: Este, envolve otimizações fora das páginas, como presença em redes sociais, participação em fóruns, avaliações em plataformas relevantes e estratégias para obter links de outros sites. Embora os links de outros sites para suas páginas (backlinks) são importantes, os algoritmos também consideram menções e citações. Avaliando assim a reputação dos domínios.
- SEO Técnico: O SEO técnico lida com configurações e otimizações na estrutura das páginas do site. Isso inclui a formatação de conteúdos e práticas como gerenciamento de URLs, melhoria de desempenho e indexação adequada das páginas.
- Conteúdo de Qualidade: Este é o ponto principal de uma boa estratégia de SEO de alto desempenho. Um bom conteúdo atende claramente às intenções de busca do usuário, é bem otimizado e oferece informações confiáveis e relevantes. Práticas como a repetição forçada de palavras-chave, perderam eficácia nos dias de hoje se não associadas às demais práticas dentro das estratégias.
Então, o que define uma estratégia de SEO de alta performance?
As abordagens e recursos utilizados nas estratégias vão variar conforme os objetivos da marca e também do tipo de negócio. No entanto, alguns fatores essenciais são fundamentais para obter bons resultados atualmente. E alguns deles são:
- Experiência na página: O Google dá prioridade à versão mobile das páginas em suas ações e não apenas em pequenos ajustes superficiais no layout para a tela de celulares. Isso acaba não sendo mais suficiente. É preciso aplicar todas as técnicas de SEO, e não apenas mudar o layout.
- Atributos E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness and Trust) ou Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança: Esses são conceitos apresentados pelo Google como fatores de avaliação da qualidade das páginas da Web. Esses quatro fundamentos são analisados pelo Google para avaliar a qualidade de um conteúdo e prevenir assim informações falsas. Além disso, também para atender a esses critérios, é importante demonstrá-los claramente nas páginas.
- Estratégia de Estruturação de Conteúdos e Links: Nenhum conteúdo vai rakear bem de maneira isolada. O Google analisa posts relacionados para compreender todo o contexto. A organização e a inteligência na linkagem também são essenciais para alcançar o topo dos resultados de busca.
O que analisar então dentro da sua estratégia de SEO?
O monitoramento e a análise de desempenho variam de acordo com a estratégia aplicada de SEO. Mas alguns pontos-chave auxiliam na determinação do caminho certo a seguir. Por exemplo:
- Relevância de palavras-chave (keyword) e intenção de busca: Se pergunte se – as palavras-chave escolhidas são úteis para os objetivos? Os conteúdos realmente entregam o que o público pode procurar? – É importante que as palavras chaves casem com a intenção de busca esperada.
- Otimização de páginas e experiência do usuário: Analise se – o site está otimizado para dispositivos móveis? Ele oferece uma boa experiência ao usuário que buscou um determinado assunto e encontrou seu site? Ferramentas como o Google Search Console (serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda a monitorar, manter e resolver problemas da presença do seu site nos resultados da Pesquisa Google.) são valiosas para avaliar esses aspectos.
- Backlinks e menções: Gerenciar links e menções é fundamental para compreender e melhorar a reputação online. Ferramentas como SEMrush podem ser úteis para monitorar e melhorar o desempenho das páginas de sites e blogs.
- Métricas de SEO (de acordo com seus KPIs): Definir KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho) alinhados com os objetivos da empresa, como:
- tráfego qualificado;
- conversões, vendas;
- trechos em destaque;
- CTR orgânico, entre outros.
E como um especialista em SEO pode impulsionar seus resultados?
Um especialista em SEO mantém estratégias que vão além da pesquisa de palavras-chave e criação de conteúdo.
O trabalho dele envolve uma abordagem complexa e uma certa colaboração entre diversos profissionais. Contratar um especialista em SEO é importante para gerenciar essas atividades de forma eficaz e sólida. Mas, vale lembrar que o trabalho de SEO isolado não funciona.
Além disso, é importante destacar que o SEO é uma área dinâmica que passa por mudanças constantes. Manter-se atualizado e à frente no mercado requer estudo contínuo e testes que identificam novas oportunidades de crescimento dentro das ferramentas de busca. Empresas especializadas e profissionais dessa área não apenas estudam, mas também conseguem identificar novas oportunidades de crescimento quando falamos em buscas através do Google.